Vince Soluções e Tecnologia Localizado em Rua Antonio Frezarin, 416, Vila Medon, Americana / SP. Telefone: (19) 3601.1777. .

Resposta rápida e produtividade

    Introdução

    Em um mercado onde a concorrência é cada vez maior, a empresa precisa buscar continuamente maneiras para aumentar a produtividade. Porém o aumento da produtividade nem sempre ocorre em degraus, é uma conquista continua em que os pequenos resultados quando somados ao longo de um período maior, torna-se um grande resultado.

    Assim um resultado ruim em um dia pode comprometer o resultado de dias ou semanas de esforços.

    A perda de produção no tempo

    Suponha um equipamento que produz 360 produtos / hora. Ao final da primeira hora, este equipamento terá produzido 360 produtos, ao final da segunda, 720 produtos, ao final de terceira, 1080 produtos, e ao final de 8 horas, este equipamento terá produzido 2.880 produtos.

    Se por qualquer razão, ao final da primeira hora ocorrer alguma anomalia com o equipamento, e passar a produzir 300 produtos / hora, então teremos uma perda de 60 produtos para cada hora que o equipamento trabalhar nestas condições.

    Ou seja, se nada for feito, ao final da última hora a produção real será de 2.460 produtos (360 + 7 * 300). 

    A perda de produção no tempo


    O que equivale a uma perda total, no final do período, de 420 produtos.

    O tempo de resposta à um problema

    Entre o início de um problema no chão de fábrica e o restabelecimento da produção ocorrem vários eventos, conforme ilustrado abaixo.

    O tempo de resposta à um problema

    O tempo para solução do problema, entre os eventos 2 e 3, vai depender do tipo de problema. Se for algo que possa ser resolvido pela própria equipe de produção, ela resolverá o problema no menor tempo possível caso contrário não atingirá sua meta de produção. Porém se for algo que dependa de outro setor ou de terceiros, a solução poderá ser mais demorada. Neste caso o que a empresa pode fazer para reduzir este tempo é priorizar as atividades buscando acelerar o processo de solução.

    Uma vez que o responsável tomou conhecimento do problema, o próximo passo será entender o problema para saber como resolvê-lo e partir para a solução. Este tempo, entre os eventos 1 e 2, normalmente é curto pois o próprio processo de gestão no chão de fábrica já é orientado para dar uma atenção especial quando se detecta alguma anomalia.



    Publicidade




    Está precisando reduzir as perdas de produção de seu processo?

    • Reduza o tempo de máquina parada.
    • Reduza o tempo de ciclo médio de seu processo e as perdas por rejeitos.
    • Gestão visual de alto impacto, em tempo real no seu processo.
    • Diminua o tempo de resposta aos problemas no processo.
    • Simples de instalar: não precisa instalar nenhum software.

    Clique neste link e conheça o Painel XL! www.vince.com.br/produtos/medidor-oee-xl


    ...continuação.

    O tempo entre a ocorrência do problema e o reconhecimento do problema pelo responsável, é um tempo que pode ser curto, mas também pode ser longo. Muitas vezes o equipamento trabalha com velocidade abaixo do padrão durante todo o turno e ninguém percebe. A máquina pode estar parada por um problema do equipamento e o setor de manutenção não está sabendo.

    Entre os 3 tempos, este é o que apresenta maior oportunidade para evitar que uma anomalia se torne uma grande perda. Quanto mais rápido se toma conhecimento do problema, mais rápido toma-se uma ação e mais rápido se re-estabelece a produção.

    Impacto do tempo de resposta na perda de produção

    Usando o caso do exemplo anterior, caso o problema ocorra no momento 1 e ninguém detecte o problema, no final do turno a produção será de 2.460 produtos.

    Produção = 360 + 7 * 300 = 2.460 produtos

    A produção esperada era de 2.880 produtos, portanto a perda de produção será de 420 produtos:

    Perdas de produção = 2.880 – 2.460 = 420 produtos

    Caso o problema seja detectado rapidamente e solucionado no momento 2, a produção seria de 2.860 produtos e as perdas seriam de apenas 60 produtos.

    Produção = 360 + 300 + 6 * 360 = 2.820 produtos

    Perdas de produção = 2.880 – 2820 = 60 produtos

    Impacto do tempo de resposta na perda de produção

    Assim, pode se ver que quanto mais rápida a tomada de ação que vise eliminar o problema, menor serão as perdas de produção. Neste exemplo, significou a redução de 360 produtos nas perdas de produção.

    Conclusão

    A tomada rápida de ação não aumenta a produtividade pois ela é a resposta à um problema que gera perdas de produção. O melhor seria não ter ocorrido o problema, porém a resposta rápida impede que a produtividade seja menor evitando que as perdas fiquem maiores.

    Existem várias técnicas de gestão e tecnologias que podem ajudar as empresas a detectar rapidamente um problema, tais como sistemas Andon, gestão a vista no pé da máquina, produção hora a hora, envio de alertas aos responsáveis, entre outros, e que devem ser utilizados pelas empresas.

    Atacar continuamente as causas que geram as perdas de produção é fundamental, porém as empresas devem responder rapidamente aos problemas de produção para não perder todos os ganhos conseguidos com as melhorias.

Tags: produtividade, resposta rapida, tempo de resposta, andon