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Como reduzir tempo de máquinas paradas e aumentar a produção

Como reduzir tempo de máquinas paradas e aumentar a produção

O tempo de máquina parada é, para grande parte das empresas, a maior causa das perdas de produção.    Muitas empresas convivem com níveis elevados de horas paradas de equipamento, o que eleva seus custos, reduz sua produtividade, sua lucratividade e sua competividade, pois estas perdas refletirão no preço do produto vendido pela empresa.
Este artigo apresenta algumas dicas práticas que irão proporcionar a redução destas perdas, aumentar a produção e reduzir custos de produção.

Registre as paradas de máquina e defina os motivos

O objetivo aqui é permitir conhecer os motivos pelos quais o equipamento fica parado e quanto tempo cada motivo contribui com esta perda de produção.
Entender isto permitirá estabelecer planos de ação que visem reduzir estas perdas, transformando o tempo de equipamento parado em tempo produzindo.
Para isto, registre todas as paradas ocorridas com o equipamento anotando a duração, o turno e o motivo da parada.

Foque os equipamentos gargalos

Equipamentos gargalos são aqueles que quando a produção dele diminui, diminui o resultado da fábrica e quando você aumenta a produção dele, aumenta o resultado da fábrica toda.  Ou seja, se ficar parado 1 minuto, o faturamento da fábrica será menor.  É aquele equipamento que tem pedido e não pode parar 1 minuto para poder anteder a demanda.
Sendo assim, foque nos gargalos, pois uma hora ganha num equipamento que não é gargalo não representará um aumento de resultado para a empresa, mas se você ganhar uma hora de um equipamento gargalo, seu faturamento aumenta.
Identifique os gargalos de seu processo e foque nestes equipamentos.

Defina uma métrica para o tempo de parada de máquina

Estabeleça um indicador que seja de fácil entendimento e que permita a todos os envolvidos no processo fabril entender facilmente se está bom, se está próximo do limite ou se está ruim.
Crie gráficos de acompanhamento e coloque nos quadros de gestão a vista.
Exemplo: Tempo limite de máquina parada no turno e tempo de máquina parada no turno.  Esta métrica poder ser semanal ou mensal, também.

Torne a parada de máquina visível

O objetivo é proporcionar resposta rápida para que o equipamento fique parado o menor tempo possível.   
Algumas sugestões:
Use colunas luminosas (andons) de 3 cores ( verde, amarelo e vermelho ) nas máquinas, células ou linhas,  permitindo à equipe identificar facilmente se o processo está normal, precisando ajuda ou parado.
Use andons luminosos ou televisores informativos nos setores de apoio indicando que tem algum equipamento precisando de ajuda ou parado por algum motivo de sua responsabilidade.
Quando se começa a estudar os motivos pelos quais um equipamento ficou parado, descobre-se que muitas vezes estava aguardando por alguém que não sabia que o equipamento estava precisando dele.
Quanto mais rápido é a resposta, menor será o tempo que o equipamento ficará parado.

Coloque o equipamento para funcionar

Havendo condições para isto, resolva o problema para que o equipamento volte a operar no menor tempo possível.  Nem sempre esta é a solução definitiva, então, após voltar a operar, dispare ações que busquem soluções definitivas para que o problema não volte a ocorrer novamente.

Ronda 5S

Estabeleça uma rotina diária de ronda pelos postos de trabalho verificando a organização, limpeza e estado dos instrumentos e materiais utilizados pelos operadores, bom como as condições de segurança e saúde do operador.  Deixe claro aos envolvidos a importância de um local de trabalho limpo, organizado e seguro.

Ronda da manutenção

Estabeleça uma rotina diária ou semanal para percorrer os equipamentos verificando pontos de vazamento, sons, vibrações e ruídos estranhos ao funcionamento normal do equipamento.  Verifique as partes escondidas do equipamento e pergunte aos operadores sobre as condições do equipamento, enfim o objetivo é identificar possíveis problemas que podem levar o equipamento a parar de funcionar causando assim uma parada da produção.

Planeje manutenções preventivas

Se durante a ronda da manutenção você encontrou situações de risco, planeje a manutenção do equipamento conforme a gravidade.
Consulte o manual do equipamento e levante a lista de revisões, trocas e ajustes recomendadas pelo fabricante, a frequência com que precisam ser realizadas e planeje estas atividades.
Quando se planeja uma manutenção é possível escolher o melhor horário ou período para se parar o equipamento, porém as manutenções corretivas não escolhem horário para ocorrer e quando ocorrem, podem ocorrer nos piores momentos para a empresa.
Estude os conceitos do TPM (Total Productive Maintenance), que foca a eliminação das perdas dos equipamentos e na meta de zero paradas (não programadas).

Defina os parâmetros de processo

Quando um equipamento opera acima de sua capacidade, seus componentes estarão submetidos a esforços mais rigorosos e com isto sofrerão desgaste maior, reduzindo sua vida útil.  O mesmo ocorre com ferramentas utilizadas para fazer determinadas operações: uma pastilha de desbaste que opera à uma velocidade de avanço maior que o recomendado ou removendo uma profundidade maior de material, com certeza terá uma vida útil bem menor.
Estabeleça os parâmetros de processo para cada operação e coloque estes parâmetros na ficha técnica do produto e no processo que acompanha o produto durante a produção.

Realize revisões a cada hora

Acompanhe a produção das máquinas sob sua responsabilidade a cada hora.  Verifique se a produção realizada está dentro da produção esperada, verifique o tempo de máquina parada desde o início do turno e aja rapidamente quando identificar que está saindo do esperado.

Mude somente 1 coisa por vez

A vantagem de realizar uma mudança por vez é que você terá certeza de que aquela mudança surtiu efeito e qual foi o seu impacto.  Caso realize várias mudanças de uma só vez, não saberá qual delas surtiu efeito ou quanto cada uma contribuiu para o resultado alcançado.

Treine a equipe de produção e manutenção

Tudo isto só funcionará se as pessoas que participam do processo estiverem treinadas e alinhadas com o objetivo da iniciativa: reduzir o tempo de máquina parada.