Blog Vince

Lean Manufacturing - saiba o que é!

Lean Manufacturing - saiba o que é!

O Lean Manufacturing é um processo de gestão que visa reduzir principalmente erros e aumentar o processo de eficiência e produtividade na produção industrial. Este processo foi desenvolvido por um dos engenheiros mais famosos da empresa Toyota o Taiichi Ohno no qual descreveu 7 áreas que são o foco de um processo de redução de desperdício, sendo os 7 definidos como: 

  • Transporte;
  • Inventário;
  • Movimentação;
  • Espera;
  • Produção excessiva;
  • Processamento excessivo e defeitos

A manufatura enxuta como é o propósito desse processo faz parte dos avanços da indústria 4.0. Mas não é somente sobre isso que o Lean Manufacturing tem 5 princípios básicos com o intuito de potencializar a manufatura enxuta. 

Conheça quais são eles! 

  1. Valor é definido como tudo aquilo que é considerado importante para o cliente, e ao aplicar a manufatura enxuta o ideal é que não haja produtos ou serviços errados que possam prejudicar esse principio.
  2. Fluxo de valor é a soma de todas as fases de cadeia produtiva e é nessa fase em que é possível analisar os processos desnecessários e fortalecimento dos processos necessários. 
  3. Fluxo é definido pelo processo de fabricação sem paradas em um ritmo constante e sem desperdício. 
  4. Puxar é o ato de estimular a demanda e buscar atendê-la de forma que não tenha que ser demandada pelo cliente como forma de “empurrão”. 
  5. Perfeição é o processo de todas as fases sem que haja desperdício, ou seja, uma entrega perfeita. 

Quer saber mais sobre a Lean Manufacturing? Continue acompanhando o blog da Vince!